dc.contributor.author |
Oliveira, Jozam Domingos |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-10T15:20:28Z |
|
dc.date.available |
2023-07-10T15:20:28Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-13 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29612 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, Jozam Domingos. A música como instrumento mediador para a formação cidadã: um relato de experiência. 2023, 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse trabalho tem como objetivo principal mostrar a contribuição da música
enquanto instrumento facilitador no processo de desenvolvimento cognitivo,
interação social e formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens. Para tanto,
iremos apresentar resultados de um projeto realizado através das oficinas de música
no Centro de Referência da Assistência Social (doravante, CRAS), na cidade de
Alagoinha/PB. A razão desse trabalho se deu pela identificação das dificuldades
sociointeracionais entre os usuários das oficinas no CRAS, especificamente
relacionadas a questões que envolvem diretamente as habilidades comunicativas
tais como: ouvir, falar e ler, bem como questões de convivência, interação e respeito
entre os pares. A metodologia adotada nessa pesquisa é de cunho qualitativo e
descritivo e como aporte teórico, nos fundamentamos nas contribuições de Antunes
(2003), Catão (2010), Ferrarezi Jr (2014), Silva et. al (2020), dentre outros. Como
resultados, vimos que a música por si só não resolve todas as questões de
desenvolvimento humano, mas é importante no processo de mediação para a
formação do cidadão, se utilizada adequadamente como uma ferramenta para
inclusão social |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Profª Ma. Karla Valéria Araújo Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Musica, Instrumento, Mediação, Formação Cidadã |
pt_BR |
dc.title |
A música como instrumento mediador para a formação cidadã: um relato de experiência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |