Resumo:
As ferramentas tecnológicas vêm proporcionando uma revolução na contabilidade, com isso, o estudante necessita implementar desde a graduação o conhecimento em contabilidade digital e informática básica em seu currículo devido a modernização e adaptações da profissão contábil. Diante deste cenário, o estudo em questão teve como objetivo geral investigar a percepção dos estudantes de ciências contábeis da UEPB campus I em relação às tecnologias utilizadas na contabilidade, agregando ao curso como contabilidade digital. A pesquisa caracterizada como descritiva e exploratória não probabilística quantitativa, elaborada de acordo com pesquisas em livros, revistas e artigos, após as pesquisas foram embasadas em pesquisas anteriores, 21 (vinte e uma) questões que foram aplicadas aos estudantes de forma online através de formulários Google e presencialmente através de pesquisa dentro da universidade, foram obtidas um total de 81 (oitenta e uma) respostas. Os dados foram analisados utilizando distribuição da frequência relativa da estatística descritiva, dispondo os dados no software Excel no auxílio das distribuições. O estudo relevou que a maioria dos estudantes conhecem o termo contabilidade digital e tem conhecimentos prévios em informática básica, também compreendem que a profissão vem sofrendo modificações no que tange as competências digitais necessárias para a prática da ciência contábil, além disso, conseguem enxergar também a necessidade de que a contabilidade esteja mais próxima da administração no apoio nas tomadas de decisões. Entretanto, os respondentes sinalizaram que o curso necessita de reformulações para se adequar as exigências atuais do mercado, no que tange a proposta pedagógica acerca das disciplinas ofertadas e estrutural em recursos tecnológicos.
Descrição:
MARTINS, Tiago do Nascimento. Contabilidade digital: uma percepção dos discentes de ciências contábeis da UEPB em relação às tecnologias utilizadas na contabilidade. 2023. 34f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.