Resumo:
O processo de ensino e de aprendizagem em todos os níveis educacionais requerem além de segurança no conteúdo por parte do corpo docente, dedicação e atenção dos discentes e também métodos de ensino que levem a uma maior e melhor compreensão daquilo que se quer transmitir. Nesse sentido, vale ressaltar a importância das metodologias de ensino no ambiente escolar, valendo-se de inovações, recursos didáticos e domínio de classe, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas. Diante dessa realidade propõe-se no presente artigo tratar sobre a aula de campo como metodologia no ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, abordando o tema paisagem. O mesmo traz um estudo de caso efetivado em uma escola do interior da Paraíba, no município de Remígio, com o objetivo de avaliar as propostas feitas pelo docente, a abordagem metodológica e os resultados obtidos através da aplicação da
aula de campo como recurso aliado as atividades dentro da sala de aula. Para tanto tomou-se por base pesquisas de autores como Milton Santos, Helena Callai, Lea Anastasiou, entre outros.
Descrição:
NUNES, Everson da Costa. A aula de campo como estratégia metodológica para o ensino do conceito de paisagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023