Resumo:
O presente trabalho tem como tema A inclusão do aluno surdo: reflexões sobre os limites e
possibilidades. Tem como objetivo geral refletir sobre as dificuldades (limites) e
possibilidades que uma escola regular enfrenta ao trabalhar com a Libras para a inclusão do
aluno surdo, no que tange a sua aprendizagem e ao seu desenvolvimento. Como objetivos
específicos, temos: 1) apresentar um breve histórico, tanto da língua de sinais como da
educação dos surdos em nível internacional e nacional (Brasil); 2) discutir as adversidades
enfrentadas pelo aluno surdo no ambiente escolar e na sociedade; 3) averiguar o que a
educação inclusiva (mediante aos marcos legais) aborda a despeito da pessoa com deficiência,
com ênfase à pessoa surda e 4) apresentar os limites e possibilidades para a educação dos
surdos por meio da Libras em uma escola pública municipal da cidade de Guarabira-PB. Para
constituição da fundamentação teórica foram consultados os seguintes autores: Quadros
(2004), Strobel (2009), Honora; Frizanco (2009 e 2020), Gesser (2012), Andreis-Witkoski
(2015), Silva (2021), Souza (2022), dentre outros. Esta pesquisa é de natureza aplicada, com a
abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Para a pesquisa de campo foi utilizado como
instrumento de coleta de dados um questionário. Os resultados obtidos, mostraram que a
inclusão escolar do aluno surdo por meio da Libras está acontecendo, contudo, apontam para
uma outra veracidade que ficou explícita nos estudos realizados, a de que ela acontece em
uma perspectiva singular, onde percebemos ser o intérprete, e somente ele, o mediador entre o
aluno surdo, a aprendizagem que lhe é concedida em sala e os demais (os colegas ouvintes).
Esse fato nos apresenta um cenário antagônico em relação ao que está prescrito e previsto em
nossa legislação. E com isso, concluímos que é necessário haver uma adequação do sistema
de ensino por meio de políticas públicas que proporcionem aos profissionais da educação,
uma formação básica e continuada, com enfoque no aprendizado da Libras e na
cultural/identidade do surdo, como também um Projeto Político Pedagógico adaptado ao
diferente, que conceda uma inclusão prática, possibilitando uma educação de qualidade para o
desenvolvimento integral da pessoa surda.
Descrição:
GOMES, Jailson Roseno. A inclusão do aluno surdo: reflexões sobre os limites e possibilidades. 2023. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.