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A inclusão do aluno surdo: reflexões sobre os limites e possibilidades

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dc.contributor.author Gomes, Jailson Roseno
dc.date.accessioned 2023-07-11T15:45:11Z
dc.date.available 2023-07-11T15:45:11Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29637
dc.description GOMES, Jailson Roseno. A inclusão do aluno surdo: reflexões sobre os limites e possibilidades. 2023. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como tema A inclusão do aluno surdo: reflexões sobre os limites e possibilidades. Tem como objetivo geral refletir sobre as dificuldades (limites) e possibilidades que uma escola regular enfrenta ao trabalhar com a Libras para a inclusão do aluno surdo, no que tange a sua aprendizagem e ao seu desenvolvimento. Como objetivos específicos, temos: 1) apresentar um breve histórico, tanto da língua de sinais como da educação dos surdos em nível internacional e nacional (Brasil); 2) discutir as adversidades enfrentadas pelo aluno surdo no ambiente escolar e na sociedade; 3) averiguar o que a educação inclusiva (mediante aos marcos legais) aborda a despeito da pessoa com deficiência, com ênfase à pessoa surda e 4) apresentar os limites e possibilidades para a educação dos surdos por meio da Libras em uma escola pública municipal da cidade de Guarabira-PB. Para constituição da fundamentação teórica foram consultados os seguintes autores: Quadros (2004), Strobel (2009), Honora; Frizanco (2009 e 2020), Gesser (2012), Andreis-Witkoski (2015), Silva (2021), Souza (2022), dentre outros. Esta pesquisa é de natureza aplicada, com a abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Para a pesquisa de campo foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário. Os resultados obtidos, mostraram que a inclusão escolar do aluno surdo por meio da Libras está acontecendo, contudo, apontam para uma outra veracidade que ficou explícita nos estudos realizados, a de que ela acontece em uma perspectiva singular, onde percebemos ser o intérprete, e somente ele, o mediador entre o aluno surdo, a aprendizagem que lhe é concedida em sala e os demais (os colegas ouvintes). Esse fato nos apresenta um cenário antagônico em relação ao que está prescrito e previsto em nossa legislação. E com isso, concluímos que é necessário haver uma adequação do sistema de ensino por meio de políticas públicas que proporcionem aos profissionais da educação, uma formação básica e continuada, com enfoque no aprendizado da Libras e na cultural/identidade do surdo, como também um Projeto Político Pedagógico adaptado ao diferente, que conceda uma inclusão prática, possibilitando uma educação de qualidade para o desenvolvimento integral da pessoa surda. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Débora Regina Fernandes Benício pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola regular pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Pessoa Surda pt_BR
dc.title A inclusão do aluno surdo: reflexões sobre os limites e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


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