UEPB - Repositório Digital

Articulação teórico-prática: uma análise das concepções de alunos de um curso de licenciatura plena em Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Olinto, Felipe Alves Batista
dc.date.accessioned 2023-07-11T22:38:21Z
dc.date.available 2023-07-11T22:38:21Z
dc.date.issued 2023-06-21
dc.identifier.other 21. ed. CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29643
dc.description OLINTO. F. A. B. Articulação teórico-prática: uma análise das concepções de alunos de um curso de Licenciatura Plena em Matemática. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Sabendo que a articulação teórico-prática promove a abertura de discussões sobre a realização da docência e, em contrapartida, a desassociação dela limita as teorias a conhecimentos desligados do meio social e as práticas a simples reprodução de técnicas. Tendo embasamento teórico de Pimenta e Lima (2006), Teixeira e Cyrino (2015), Leal (2016), Lins (2005), Albuquerque e Contijo (2013) entre outros. Os autores discorrem que a articulação teórico-prática promove a mobilização das características pertinentes ao “ser professor”, auxiliando na ruptura da prática de imitação de modelos. Levando isso em consideração, foram tomados 53 estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática prestado pela Universidade Estadual da Paraíba em Patos, os quais se encontravam nas condições de estudantes acima do quarto período até egressos do curso. Os dados foram coletados via questionário e as resoluções encontradas passaram por análise qualitativa. A pesquisa contou como resultado que a articulação teórico-prática auxilia a compreensão da atividade docente e sua sistematização, o processo de Estágio Supervisionado fundamentado nas discussões teórico-práticas promove a criação de um ambiente de pesquisa sobre a atividade docente, sendo este processo um desafio de reflexão, criatividade e compromisso com a docência e sua construção. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva pt_BR
dc.language.iso en pt_BR
dc.subject Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Articulação teórico-prática pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.title Articulação teórico-prática: uma análise das concepções de alunos de um curso de licenciatura plena em Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta