Resumo:
Sabendo que a articulação teórico-prática promove a abertura de discussões sobre a
realização da docência e, em contrapartida, a desassociação dela limita as teorias a
conhecimentos desligados do meio social e as práticas a simples reprodução de
técnicas. Tendo embasamento teórico de Pimenta e Lima (2006), Teixeira e Cyrino
(2015), Leal (2016), Lins (2005), Albuquerque e Contijo (2013) entre outros. Os
autores discorrem que a articulação teórico-prática promove a mobilização das
características pertinentes ao “ser professor”, auxiliando na ruptura da prática de
imitação de modelos. Levando isso em consideração, foram tomados 53 estudantes
do Curso de Licenciatura em Matemática prestado pela Universidade Estadual da
Paraíba em Patos, os quais se encontravam nas condições de estudantes acima do
quarto período até egressos do curso. Os dados foram coletados via questionário e
as resoluções encontradas passaram por análise qualitativa. A pesquisa contou
como resultado que a articulação teórico-prática auxilia a compreensão da atividade
docente e sua sistematização, o processo de Estágio Supervisionado fundamentado
nas discussões teórico-práticas promove a criação de um ambiente de pesquisa
sobre a atividade docente, sendo este processo um desafio de reflexão, criatividade e
compromisso com a docência e sua construção.
Descrição:
OLINTO. F. A. B. Articulação teórico-prática: uma análise das concepções de alunos de um curso de Licenciatura Plena em Matemática. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.