Resumo:
O objetivo deste artigo é compreender em quais aspectos o uso do origami contribui para o ensino de Geometria. A presente experiência é resultado de uma Pesquisa Qualitativa, desenvolvida por meio de uma atividade que envolveu a manipulação das dobraduras numa disciplina de Matemática, no campo da geometria, ministrada a alunos do 9° ano dos anos finais do ensino fundamental. A atividade consistiu na construção de um cubo (hexaedro, prisma de base quadrangular) com as dobras de papel, que foram organizadas e divididas em quatro momentos distintos ao longo de quatro aulas de matemática. Os tópicos discutidos estão relacionados à geometria plana (ângulos, posições de retas, cálculo de perímetro e área) e à geometria espacial (medição do volume do cubo). A análise das discussões revelou que, através das dobras, a maioria dos alunos assimilou os conceitos fundamentais da geometria, o que permitiu à compreensão e visualização das figuras geométricas planas e espaciais, além de desenvolver a capacidade de realizar investigações matemáticas. Dessa forma, conclui-se que o origami é um recurso efetivo no ensino da geometria, desde que o professor planeje a atividade de modo a atingir esse objetivo. Além disso, é importante salientar que o origami é um material de fácil acesso e baixo custo, podendo oferecer ludicidade, interatividade e motivação para as aulas de matemática.
Descrição:
AMÉRICO, J. B. O uso do origami como recurso pedagógico no ensino da geometria. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023