UEPB - Repositório Digital

O uso do origami como recurso pedagógico no ensino da geometria

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Américo, Joabis Barbosa
dc.date.accessioned 2023-07-11T23:06:38Z
dc.date.available 2023-07-11T23:06:38Z
dc.date.issued 2023-06-21
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29650
dc.description AMÉRICO, J. B. O uso do origami como recurso pedagógico no ensino da geometria. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023 pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste artigo é compreender em quais aspectos o uso do origami contribui para o ensino de Geometria. A presente experiência é resultado de uma Pesquisa Qualitativa, desenvolvida por meio de uma atividade que envolveu a manipulação das dobraduras numa disciplina de Matemática, no campo da geometria, ministrada a alunos do 9° ano dos anos finais do ensino fundamental. A atividade consistiu na construção de um cubo (hexaedro, prisma de base quadrangular) com as dobras de papel, que foram organizadas e divididas em quatro momentos distintos ao longo de quatro aulas de matemática. Os tópicos discutidos estão relacionados à geometria plana (ângulos, posições de retas, cálculo de perímetro e área) e à geometria espacial (medição do volume do cubo). A análise das discussões revelou que, através das dobras, a maioria dos alunos assimilou os conceitos fundamentais da geometria, o que permitiu à compreensão e visualização das figuras geométricas planas e espaciais, além de desenvolver a capacidade de realizar investigações matemáticas. Dessa forma, conclui-se que o origami é um recurso efetivo no ensino da geometria, desde que o professor planeje a atividade de modo a atingir esse objetivo. Além disso, é importante salientar que o origami é um material de fácil acesso e baixo custo, podendo oferecer ludicidade, interatividade e motivação para as aulas de matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Fabíola da Cruz Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Matemática pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Recurso pedagógico pt_BR
dc.subject Dobraduras pt_BR
dc.title O uso do origami como recurso pedagógico no ensino da geometria pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta