UEPB - Repositório Digital

O caráter lúdico e investigativo na matemática: uma experiência no ensino médio utilizando o simulador Plinko de probabilidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Carlos Alfredo Torres de
dc.date.accessioned 2023-07-17T13:52:33Z
dc.date.available 2023-07-17T13:52:33Z
dc.date.issued 2023-06-29
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29703
dc.description SOUSA, C. A. T. O caráter lúdico e investigativo na matemática: uma experiência no ensino médio utilizando o simulador Plinko de probabilidade. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Considerando as dificuldades dos estudantes no aprendizado de Matemática e as limitações das abordagens tradicionais de ensino em promover um aprendizado significativo dessa disciplina, pesquisa-se sobre a Investigação Matemática associada a atividades lúdicas com o objetivo de explorar suas potencialidades para o ensino de Matemática. A pesquisa avaliou o impacto do uso do Simulador Plinko como ferramenta lúdica no estudo de Probabilidade e sua contribuição para a Investigação Matemática dos alunos. Além disso, procurou-se analisar se o Simulador fortaleceu os conceitos de Probabilidade, contribuindo assim para o aprendizado dos alunos. Para isso, realizou-se um estudo de caso numa escola de Ensino Médio localizada em Matureia, estado da Paraíba, para alunos de Matemática da 2° série. Nesse estudo, foi conduzida uma sequência didática que utilizou o Simulador Plinko de Probabilidade e, ao final, foi aplicado um questionário para avaliar a experiência de aprendizagem dos alunos por meio dessa abordagem. Após a análise dos resultados, verificou-se que a abordagem utilizada como ferramenta no ensino de Probabilidade mostrou-se satisfatória. Ela promoveu ludicidade, contribuiu para a Investigação Matemática dos alunos e fortaleceu seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Esses resultados indicam que a abordagem é uma estratégia valiosa para melhorar o aprendizado e o engajamento dos estudantes com a Matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Esp. Jean Pereira Soares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Matemática pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas pt_BR
dc.subject Simulador Plinko pt_BR
dc.subject Probabilidade pt_BR
dc.title O caráter lúdico e investigativo na matemática: uma experiência no ensino médio utilizando o simulador Plinko de probabilidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta