Resumo:
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) e a Educação do Campo enfrentam desafios que
coadunam, em parte, com os problemas estruturais da educação escolar pública brasileira e,
em outra parte, com as particularidades de cada sistema de ensino onde estes problemas
estruturais se materializam absorvendo, muitas vezes, dificuldades locais. Diante desse
contexto, este estudo se torna importante visto que são modalidades pouco discutidas, por
vezes, esquecidas nas políticas educacionais. Nesse sentido, nos propomos a compreender
como a construção de práticas metodológicas e diálogos no ensino de Geografia na EJA em
uma escola rural de Esperança – PB pode contribuir para a aproximação com os pressupostos
educacionais da Educação do Campo e para a ressignificação do lugar para os alunos
camponeses. Enquanto recursos metodológicos nos orientamos na perspectiva da pesquisa de
campo e descritiva, sendo caracterizada como uma pesquisa de cunho qualitativo. Também se
utilizou a pesquisa exploratória e bibliográfica. Percebeu-se que os professores entrevistados
buscam trazer em sua metodologia de ensino, práticas relacionadas com o cotidiano dos seus
alunos. Através do Grupo Focal, foi possível destacar diversos temas/conteúdos para aulas de
Geografia, de forma especial para o público da EJA oriundo da zona rural. O que abre um
leque de possibilidades para os professores de Geografia mediarem suas aulas.
Descrição:
SANTOS, A. G. Práticas e diálogos na aproximação com a educação do campo e para a ressignificação do lugar na Educação de Jovens e Adultos. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.