UEPB - Repositório Digital

Práticas e diálogos na aproximação com a educação do campo e para a ressignificação do lugar na Educação de Jovens e Adultos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Amanda Gomes dos
dc.date.accessioned 2023-07-18T23:57:27Z
dc.date.available 2023-07-18T23:57:27Z
dc.date.issued 2022-07-18
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29728
dc.description SANTOS, A. G. Práticas e diálogos na aproximação com a educação do campo e para a ressignificação do lugar na Educação de Jovens e Adultos. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A Educação para Jovens e Adultos (EJA) e a Educação do Campo enfrentam desafios que coadunam, em parte, com os problemas estruturais da educação escolar pública brasileira e, em outra parte, com as particularidades de cada sistema de ensino onde estes problemas estruturais se materializam absorvendo, muitas vezes, dificuldades locais. Diante desse contexto, este estudo se torna importante visto que são modalidades pouco discutidas, por vezes, esquecidas nas políticas educacionais. Nesse sentido, nos propomos a compreender como a construção de práticas metodológicas e diálogos no ensino de Geografia na EJA em uma escola rural de Esperança – PB pode contribuir para a aproximação com os pressupostos educacionais da Educação do Campo e para a ressignificação do lugar para os alunos camponeses. Enquanto recursos metodológicos nos orientamos na perspectiva da pesquisa de campo e descritiva, sendo caracterizada como uma pesquisa de cunho qualitativo. Também se utilizou a pesquisa exploratória e bibliográfica. Percebeu-se que os professores entrevistados buscam trazer em sua metodologia de ensino, práticas relacionadas com o cotidiano dos seus alunos. Através do Grupo Focal, foi possível destacar diversos temas/conteúdos para aulas de Geografia, de forma especial para o público da EJA oriundo da zona rural. O que abre um leque de possibilidades para os professores de Geografia mediarem suas aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.title Práticas e diálogos na aproximação com a educação do campo e para a ressignificação do lugar na Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta