Resumo:
Nos últimos anos, a área de pesquisas em ensino de ciências tem enfatizado a interdisciplinaridade como uma das principais abordagens pedagógicas no contexto da educação básica. Embora, a interdisciplinaridade seja de grande relevância, o cenário atual mostra que esse tema carece de estudos, visto o baixo número de publicações na área. Nessa perspectiva, este trabalho consistiu num levantamento bibliográfico sobre interdisciplinaridade no ensino de ciências em quatro periódicos no período de 2012 - 2022. A metodologia utilizada foi descritiva e consistiu na leitura detalhada de artigos. Como resultado, foram encontrados 25 artigos sobre interdisciplinaridade, o que sugere um baixo número de publicações acerca do tema. A maioria dos estudos discutiram questões relacionadas aos problemas enfrentados pela educação básica. Os principais eixos temáticos foram as concepções, o currículo escolar, as práticas pedagógicas e a formação de docentes, bem como as limitações e as possibilidades acerca da ação interdisciplinar. Com base nessa revisão, existe uma idealização da interdisciplinaridade, porém os poucos trabalhos disponíveis indicam que a ação interdisciplinar não está consolidada nas escolas.
Descrição:
SOUZA, Mykaell Yan Muniz de. Interdisciplinaridade no ensino de Ciências: uma análise da produção bibliográfica de quatro periódicos entre os anos de 2012 e 2022. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.