Resumo:
As noções de letramento são recentes e traçam o poder transformador da educação para grupos marginalizados. A presente pesquisa tem como problemática as implicações das práticas de letramento no ensino de língua portuguesa considerando os relatos de empregadas domésticas do município de São Bento – PB. Estabelece-se como objetivo geral: discutir sobre o trabalho doméstico no Brasil e as práticas de letramento em um contexto de desigualdade social e analfabetismo funcional. E como objetivos específicos: conhecer a trajetória do trabalho doméstico e as práticas de letramento no Brasil; analisar de que maneira as práticas de letramento colaboram para se pensar o ensino de língua portuguesa em um país desigual e discutir o papel da escola no que tange ao ensino de língua portuguesa a partir dos relatos das cinco domésticas de São Bento –PB entrevistadas. O arcabouço teórico contempla a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e autores como Freire (2003), Rojo (2009), Soares (2009). Souza (2009) e Targino et al. (2017). As metodologias utilizadas consistem em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de cunho qualitativo, através de entrevistas com cinco empregadas domésticas de São Bento – PB. Através do levantamento bibliográfico e das entrevistas, foi possível visualizar o cenário persistente de abandono escolar e analfabetismo funcional entre parcelas carentes da população brasileira. Almeja-se a melhoria das condições de vida das empregadas domésticas e a oportunizar o acesso, permanência e qualidade no ensino regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de mais pesquisas e capacitações voltadas ao letramento.
Descrição:
LIMA, Raissa Sandré Fernandes da. Relatos de empregadas domésticas de São Bento PB: reflexões sobre práticas de letramento. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.