UEPB - Repositório Digital

Relatos de empregadas domésticas de São Bento PB: reflexões sobre práticas de letramento

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Raissa Sandré Fernandes de
dc.date.accessioned 2023-07-19T12:22:01Z
dc.date.available 2023-07-19T12:22:01Z
dc.date.issued 2023-06-30
dc.identifier.other CDD 374.012
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29744
dc.description LIMA, Raissa Sandré Fernandes da. Relatos de empregadas domésticas de São Bento PB: reflexões sobre práticas de letramento. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023. pt_BR
dc.description.abstract As noções de letramento são recentes e traçam o poder transformador da educação para grupos marginalizados. A presente pesquisa tem como problemática as implicações das práticas de letramento no ensino de língua portuguesa considerando os relatos de empregadas domésticas do município de São Bento – PB. Estabelece-se como objetivo geral: discutir sobre o trabalho doméstico no Brasil e as práticas de letramento em um contexto de desigualdade social e analfabetismo funcional. E como objetivos específicos: conhecer a trajetória do trabalho doméstico e as práticas de letramento no Brasil; analisar de que maneira as práticas de letramento colaboram para se pensar o ensino de língua portuguesa em um país desigual e discutir o papel da escola no que tange ao ensino de língua portuguesa a partir dos relatos das cinco domésticas de São Bento –PB entrevistadas. O arcabouço teórico contempla a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e autores como Freire (2003), Rojo (2009), Soares (2009). Souza (2009) e Targino et al. (2017). As metodologias utilizadas consistem em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de cunho qualitativo, através de entrevistas com cinco empregadas domésticas de São Bento – PB. Através do levantamento bibliográfico e das entrevistas, foi possível visualizar o cenário persistente de abandono escolar e analfabetismo funcional entre parcelas carentes da população brasileira. Almeja-se a melhoria das condições de vida das empregadas domésticas e a oportunizar o acesso, permanência e qualidade no ensino regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de mais pesquisas e capacitações voltadas ao letramento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Me. Bianca Sonale Fonseca da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Empregadas domésticas pt_BR
dc.subject Analfabetismo funcional pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.title Relatos de empregadas domésticas de São Bento PB: reflexões sobre práticas de letramento pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta