Resumo:
A inclusão escolar e a efetivação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) representaram enormes esforços nas últimas décadas. O presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. O objetivo geral é compreender as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos, deficientes auditivos e intérpretes envoltos ao ensino bilíngue desde a implementação do Decreto 5.626/2005 até a pandemia de Covid-19. Os objetivos específicos abrangem: identificar os meandros da inclusão escolar desde o Decreto 5.626/2005 até a ocorrência da pandemia de Covid-19; descrever as leis e problemáticas que envolvem o ensino de LIBRAS na educação básica; refletir sobre as metodologias adotadas processo de formação de alunos surdos. A problemática reside nos impactos do Decreto 5.626 de 2005 e a pandemia de Covid-19 para a inclusão de alunos surdos. Aplicou-se os estudos de Goldfeld (2002) Mantoan (2003) e Skliar (2013), bem como artigos recentes e a legislação brasileira vigente. Através do levantamento e das discussões, foi possível constatar que os avanços na educação de alunos surdos foram abaixo das expectativas, entretanto a tecnologia é essencial para a melhoria da educação bilíngue. Deve se efetivar mais pesquisas, investimentos e formações voltadas a inclusão e ensino bilíngue, levando em conta as consequências negativas da pandemia de Covid-19 e as oportunidades do avanço tecnológico.
Descrição:
PEREIRA, Maiza Petrônia de Oliveira. Desafios da educação inclusiva de alunos surdos desde o Decreto 5.626/2005 até a pandemia de covid-19. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.