UEPB - Repositório Digital

Desafios da educação inclusiva de alunos surdos desde o Decreto 5.626/2005 até a pandemia de covid19

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Maiza Petrônia de Oliveira
dc.date.accessioned 2023-07-19T12:29:51Z
dc.date.available 2023-07-19T12:29:51Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.other CDD 372.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29745
dc.description PEREIRA, Maiza Petrônia de Oliveira. Desafios da educação inclusiva de alunos surdos desde o Decreto 5.626/2005 até a pandemia de covid-19. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão escolar e a efetivação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) representaram enormes esforços nas últimas décadas. O presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. O objetivo geral é compreender as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos, deficientes auditivos e intérpretes envoltos ao ensino bilíngue desde a implementação do Decreto 5.626/2005 até a pandemia de Covid-19. Os objetivos específicos abrangem: identificar os meandros da inclusão escolar desde o Decreto 5.626/2005 até a ocorrência da pandemia de Covid-19; descrever as leis e problemáticas que envolvem o ensino de LIBRAS na educação básica; refletir sobre as metodologias adotadas processo de formação de alunos surdos. A problemática reside nos impactos do Decreto 5.626 de 2005 e a pandemia de Covid-19 para a inclusão de alunos surdos. Aplicou-se os estudos de Goldfeld (2002) Mantoan (2003) e Skliar (2013), bem como artigos recentes e a legislação brasileira vigente. Através do levantamento e das discussões, foi possível constatar que os avanços na educação de alunos surdos foram abaixo das expectativas, entretanto a tecnologia é essencial para a melhoria da educação bilíngue. Deve se efetivar mais pesquisas, investimentos e formações voltadas a inclusão e ensino bilíngue, levando em conta as consequências negativas da pandemia de Covid-19 e as oportunidades do avanço tecnológico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Rômulo César Araújo Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Alunos surdos pt_BR
dc.title Desafios da educação inclusiva de alunos surdos desde o Decreto 5.626/2005 até a pandemia de covid19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta