Resumo:
O objetivo desse trabalho é mostrar que uso das calculadoras em sala de aula contribui para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Percebe-se que o seu uso como um dos recursos tecnológicos em sala de aula ajuda aos docentes e aos discentes a criarem um entusiasmo sobre o conteúdo a ser trabalhado. Sendo necessário refletir; como analisar a importância do seu uso para promover tanto a apropriação quanto a prática de resolução de exercícios de maneira participativa. Para que o educando adquira maior desenvoltura ao realizar as “tarefas” sugeridas. Sendo sim, o seu uso em sala de aula além de promover aptidões para as resoluções de exercícios, torna-se um recurso de contato imediato entre aluno, conteúdo, contexto e sociedade. Diante do desenvolvimento da pesquisa foi possível perceber que a calculadora torna-se um poderoso recurso auxiliar na educação sendo usada em todas as situações, em especial, naquelas que envolvam problemas de investigação que possibilitem à discussão, a análise, a generalização.
Descrição:
FELIX, V. S. A calculadora como um recurso tecnológico facilitador de conhecimento da matemática em sala de aula. 2016. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2016.