Resumo:
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a utilização do software GeoGebra no
estudo dos sólidos geométricos. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa
aplicando um questionário a professores de Matemática que lecionam na educação
básica com o intuito de sabermos a visão deles sobre o estudo dos sólidos
geométricos através do software GeoGebra. Nesse sentido, ponderamos a
importância da utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática diante
das mudanças no cenário educacional, que se acentuou com a pandemia do Covid 19. Com uma abordagem metodológica qualitativa, esta pesquisa consta de uma
revisão bibliográfica seguida da análise crítica referente as respostas obtidas por
meio do formulário enviado pelas redes sociais, WhatsApp e Instagram, para vários
professores em diferentes estágios da carreira docente. Do ponto de vista dos
participantes, a utilização do software GeoGebra além de ser interativo, auxilia
positivamente no desenvolvimento das atividades e da aprendizagem dos alunos,
tendo em vista que poucos relataram não utilizar o recurso, porém, reconhecem a
sua importância nas aulas de Matemática. Portanto, compreendemos que na
perspectiva docente é importante utilizarmos recursos tecnológicos nas aulas
obtendo assim, um bom rendimento, e para tanto é necessário investir na formação
de professores, capacitando-o para tal finalidade, além de investimentos com
recursos para a escola.
Descrição:
FAUSTINO, Acirlene de Andrade. Utilização do software GeoGebra no estudo dos sólidos geométricos na perspectiva docente. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.