dc.description.abstract |
A educação física escolar proporciona vivências únicas e importantes para os
estudantes no que diz respeito ao desenvolvimento motor, intelectual, e social.
Sendo alvos da invisibilidade por maior parte da sociedade, as pessoas com
deficiência sempre existiram, e de alguma forma conseguiram sobreviver e
enfrentar os desafios propostos por uma sociedade preconceituosa, assim, também
se espera que, desde a etapa escolar, as pessoas com deficiência tenham
experiências que as possibilitem vivenciar as práticas corporais, com inclusão,
interação, e pertencimento. Objetivou-se neste estudo, conhecer a história de vida
e descrever a narrativa das trajetórias de atletas do atletismo paralímpico brasileiro,
traçando o perfil sociodemográfico dos atletas, conhecendo a experiência dos
próprios atletas na fase escolar com relação à participação em projetos sociais
voltados para as pessoas com deficiência, se esses atletas chegaram a sofrer
preconceito, bullying, ou capacitismo nesta etapa das suas vidas, além das
vivências nas aulas de Educação Física, analisando o percurso desde a
participação nos jogos escolares estaduais e nacionais e, o início dos treinamentos
sistematizados, até conhecer e analisar o momento atual, dentro do esporte de alto
rendimento e suas perspectivas para o futuro. A pesquisa realizada no dia 20 de
abril de 2023, na pista de atletismo da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, se
caracteriza como descritiva, abordagem de natureza quali-quantitativa. A amostra
foi composta por 7 atletas, sedo 5 atletas do sexo masculino e 2 atletas do sexo
feminino, além do treinador da equipe. Foi utilizado um questionário, além de uma
entrevista com os dois principais atletas com destaque no cenário internacional e o
treinador. Dessa forma, o estudo destacou que alguns pontos ainda precisam ser
melhorados, como, a criação de novos polos esportivos voltados para o esporte
paralímpico, a necessidade de uma educação física escolar mais inclusiva e que
venha oportunizar diversas práticas corporais e experimentações, relacionadas aos
mais diversos conteúdos da disciplina, bem como, o poder transformador do
esporte, desde a iniciação esportiva, através da educação física escolar, passando
pelos jogos escolares, até a chegada ao esporte de alto rendimento. |
pt_BR |