dc.description.abstract |
Tendo em vista da importância da disciplina Educação Física na escola e sua obrigatoriedade
em toda educação básica (LDB 9.394/96), o estudo teve como objetivo geral analisar e discutir
a prática pedagógica do professor nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino
fundamental na cidade de Livramento-PB. E como objetivos identificar o professor responsável
por lecionar a disciplina e conhecer os conteúdos que estão sendo tratados por estes em suas
aulas. No entanto, antes de mais nada, é necessário abordar que o trabalho em questão se refere
a um recorte da pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC,
cota 2022/2023). Deste modo, a metodologia utilizada caracterizou-se como estudo
exploratório e descritivo com uma abordagem quali-quantitativa. Participaram do estudo 20
professores, tendo como instrumento de coleta dos dados um questionário constituído por oito
perguntas, sendo sete objetivas e uma discursiva. Entre as oito, foram discutidas seis que
corresponderam de forma direta aos objetivos do estudo. Por sua vez, a 2ª questão abordou a
formação acadêmica do professor participante e em qual série dos anos iniciais leciona. As
demais, abordaram o trato pedagógico deste professor em sua série de atuação. Os resultados
mostraram que não têm aulas da disciplina de Educação Física, e sim momentos característicos
da disciplina como a recreação, brincadeiras livres, e o ensino de brincadeiras e jogos da cultura
popular, sendo ministrados pelos professores polivalentes das suas respectivas séries. Em seu
trato pedagógico, dados apontaram a predominância da recreação no horário da aula. Portanto,
o estudo buscou promover a valorização da disciplina de Educação Física nas séries iniciais das
escolas do município de Livramento-PB, a fim de ratificar sua importância para o
desenvolvimento integral da criança durante seu processo formativo nestas séries em questão. |
pt_BR |