UEPB - Repositório Digital

A Educação Física nos anos iniciais: conhecendo seu trato pedagógico no município de Livramento-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Maria Anielly da Silva
dc.date.accessioned 2023-07-20T14:23:33Z
dc.date.available 2023-07-20T14:23:33Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29802
dc.description SOUZA, Maria Anielly da Silva. A Educação Física nos anos iniciais: conhecendo seu trato pedagógico no município de Livramento-PB. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista da importância da disciplina Educação Física na escola e sua obrigatoriedade em toda educação básica (LDB 9.394/96), o estudo teve como objetivo geral analisar e discutir a prática pedagógica do professor nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de Livramento-PB. E como objetivos identificar o professor responsável por lecionar a disciplina e conhecer os conteúdos que estão sendo tratados por estes em suas aulas. No entanto, antes de mais nada, é necessário abordar que o trabalho em questão se refere a um recorte da pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, cota 2022/2023). Deste modo, a metodologia utilizada caracterizou-se como estudo exploratório e descritivo com uma abordagem quali-quantitativa. Participaram do estudo 20 professores, tendo como instrumento de coleta dos dados um questionário constituído por oito perguntas, sendo sete objetivas e uma discursiva. Entre as oito, foram discutidas seis que corresponderam de forma direta aos objetivos do estudo. Por sua vez, a 2ª questão abordou a formação acadêmica do professor participante e em qual série dos anos iniciais leciona. As demais, abordaram o trato pedagógico deste professor em sua série de atuação. Os resultados mostraram que não têm aulas da disciplina de Educação Física, e sim momentos característicos da disciplina como a recreação, brincadeiras livres, e o ensino de brincadeiras e jogos da cultura popular, sendo ministrados pelos professores polivalentes das suas respectivas séries. Em seu trato pedagógico, dados apontaram a predominância da recreação no horário da aula. Portanto, o estudo buscou promover a valorização da disciplina de Educação Física nas séries iniciais das escolas do município de Livramento-PB, a fim de ratificar sua importância para o desenvolvimento integral da criança durante seu processo formativo nestas séries em questão. pt_BR
dc.description.sponsorship Prfª. Drª. Jozilma de Medeiros Gonzaga pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.title A Educação Física nos anos iniciais: conhecendo seu trato pedagógico no município de Livramento-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta