UEPB - Repositório Digital

Produção do conhecimento sobre ginástica na educação física escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Miranda, Ana Paula de Souza
dc.date.accessioned 2023-07-21T14:14:14Z
dc.date.available 2023-07-21T14:14:14Z
dc.date.issued 2023-06-30
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29826
dc.description SOUZA, Ana Paula de Miranda. Produção do conhecimento sobre ginástica na Educação Física escolar. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente ensaio se construiu na estrutura de Revisão Sistemática, de natureza quanti-qualitativa exploratória. Como objetivo maior buscou identificar e analisar o que foi produzido de conhecimento acerca da Ginástica, especificamente no contexto escolar, localizado no acervo de periódicos da Capes entre os anos de 2002 a 2022. Enquanto os objetivos secundários almejam revelar: 1) A quantidade de pesquisas produzidas dentro do recorte de tempo definido neste ensaio; 2) Os objetivos e superfícies/locais das publicações; e 3) Identificar a natureza dos materiais (empírica ou teórica). Foram adotados critérios de inclusão seguindo o objetivo da pesquisa e mediante a leitura dos títulos e resumos que abordassem diretamente da Ginástica na escola, respectivamente, com exigência em produções de língua nacional (portuguesa), caráter gratuito, sem qualquer tipo de limitação, além de requerer um formato de literatura que se configure como artigo, já nos critérios de exclusão, não foram utilizados materiais fora do recorte dos anos entre 2002-2022. Desta forma, após a inserção dos filtros, foram encontrados 64 resultados, 26 foram literaturas selecionadas por apresentarem vínculo à temática, 8 foram excluídas por tratarem sobre a ginástica de competição, mais 6 onde o foco era da ginástica como objeto de pesquisa em projetos de pesquisa e extensão em instituições de ensino superior (IES), restando 14 que atendiam ao objetivo maior por este ensaio pesquisado. O cenário encontrado mostra que existe carência de práticas pedagógicas como também de pesquisa, mostrados nos estudos de Vieira (2013) ao afirmar que a Ginástica é fundamental para os currículos das Escolas de Educação Física brasileiras e para uma melhor compreensão da modalidade quando sendo uma possibilidade relevante na formação da sociedade. Pois mostra a diversidade da nossa cultura através da oportunidade de expressar ações criativas e originais. Os estudos utilizados nesta discussão possuem características em comum, além de reunirem cenários da Ginástica no contexto escolar, fornecem dados que mostram como ela vem sendo vista, trabalhada, planejada. Outros pontos em comum tratam de suas variações, bem como o resgate histórico que compara inevitavelmente sua gênese com os tempos atuais. Concluímos que a realidade de ensino para essa e outras variações da Ginástica no cenário atual da pesquisa demonstra que existe desenvolvimento das práticas, mas ainda não se destaca quando comparadas às de outros temas que a Educação Física Escolar dispõe no currículo. Esperamos, portanto, que este estudo inspire outros, na intenção de colaborar com os avanços da área de estudo, fortalecendo a atmosfera de pesquisa e o uso das bases de dados nativas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Ms. Jeímison de Araújo Macieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ginástica na escola pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.subject Ensino de ginástica pt_BR
dc.title Produção do conhecimento sobre ginástica na educação física escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta