dc.description.abstract |
O presente ensaio se construiu na estrutura de Revisão Sistemática, de natureza quanti-qualitativa exploratória. Como objetivo maior buscou identificar e analisar o que foi produzido de conhecimento acerca da Ginástica, especificamente no contexto escolar, localizado no acervo de periódicos da Capes entre os anos de 2002 a 2022. Enquanto os objetivos secundários almejam revelar: 1) A quantidade de pesquisas produzidas dentro do recorte de tempo definido neste ensaio; 2) Os objetivos e superfícies/locais das publicações; e 3) Identificar a natureza dos materiais (empírica ou teórica). Foram adotados critérios de inclusão seguindo o objetivo da pesquisa e mediante a leitura dos títulos e resumos que abordassem diretamente da Ginástica na escola, respectivamente, com exigência em produções de língua nacional (portuguesa), caráter gratuito, sem qualquer tipo de limitação, além de requerer um formato de literatura que se configure como artigo, já nos critérios de exclusão, não foram utilizados materiais fora do recorte dos anos entre 2002-2022. Desta forma, após a inserção dos filtros, foram encontrados 64 resultados, 26 foram literaturas selecionadas por apresentarem vínculo à temática, 8 foram excluídas por tratarem sobre a ginástica de competição, mais 6 onde o foco era da ginástica como objeto de pesquisa em projetos de pesquisa e extensão em instituições de ensino superior (IES), restando 14 que atendiam ao objetivo maior por este ensaio pesquisado. O cenário encontrado mostra que existe carência de práticas pedagógicas como também de pesquisa, mostrados nos estudos de Vieira (2013) ao afirmar que a Ginástica é fundamental para os currículos das Escolas de Educação Física brasileiras e para uma melhor compreensão da modalidade quando sendo uma possibilidade relevante na formação da sociedade. Pois mostra a diversidade da nossa cultura através da oportunidade de expressar ações criativas e originais. Os estudos utilizados nesta discussão possuem características em comum, além de reunirem cenários da Ginástica no contexto escolar, fornecem dados que mostram como ela vem sendo vista, trabalhada, planejada. Outros pontos em comum tratam de suas variações, bem como o resgate histórico que compara inevitavelmente sua gênese com os tempos atuais. Concluímos que a realidade de ensino para essa e outras variações da Ginástica no cenário atual da pesquisa demonstra que existe desenvolvimento das práticas, mas ainda não se destaca quando comparadas às de outros temas que a Educação Física Escolar dispõe no currículo. Esperamos, portanto, que este estudo inspire outros, na intenção de colaborar com os avanços da área de estudo, fortalecendo a atmosfera de pesquisa e o uso das bases de dados nativas. |
pt_BR |