UEPB - Repositório Digital

O jornal digital CTS-Arte: caminhos inclusivos no ensino de Química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ana Raiany Bento da
dc.date.accessioned 2023-07-21T14:26:32Z
dc.date.available 2023-07-21T14:26:32Z
dc.date.issued 2023-06-27
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29828
dc.description SILVA, Ana Raiany Bento da. O jornal digital CTS-Arte: caminhos inclusivos no ensino de Química. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O movimento CTS-Arte (Ciência-Tecnologia-Sociedade e Arte) é uma ferramenta didática para o ensino, que auxilia na formação integral do indivíduo. A Arte neste contexto é expressão magnífica na formação intelectual, cidadã e humana, por meio da cultura de um povo de raça e etnia diversas. Dessa forma a presente pesquisa tem como objetivo principal apresentar a abordagem CTS-Arte como ferramenta didática para o ensino de Química, permitindo a inclusão. A Química como Ciência deve dialogar com a tecnologia e Arte de forma interdisciplinar, tendo em contraposição o cartesianismo dos seus princípios básicos para a formação cidadã. Nesse sentido, oJornal Digital CTS-Arte cumpre o seu papel quando é atrativo, diversificado e artístico para tornar o processo ensino-aprendizagem algo irrestrito e significativo. Neste trabalho de conclusão de curso, cuja pesquisa é descritiva, de campo e prática, teve como público-alvo os estudantes do 3º ano do ensino médio, os licenciandos de Química e os bacharelandos de computação, sendo apresentado nas redes sociais Instagram, WhatsApp, Facebook. O Jornal CTS-Arte é uma iniciativa digital que busca compensar o baixo nível de leitura do público-alvo com criatividade, diversidade, interdisciplinaridade contextualizados, diferentemente de um jornal de rede social. Assim, o Jornal Digital CTS-Arte possibilitou que os estudantes fizessem uma análise e absorvessem informações da filosofia CTS-Arte, despertando o senso crítico dos mesmos, como também promoveu intervenções no contexto social, a partir do pensamento crítico e promoção da interdisciplinaridade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Ilauro de Souza Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Arte no ensino pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title O jornal digital CTS-Arte: caminhos inclusivos no ensino de Química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta