Resumo:
O presente estudo tem como proposta discutir sobre a literatura de cordel nas aulas de História, abordando a cultura afro-brasileira, na perspectiva de uma educação antirracista. O objetivo geral deste artigo é debater acerca da utilização do cordel, como forma de linguagem educativa. Nossa abordagem se centra nos estudos desenvolvidos por Meneses (2019), Barros (2010), Trindade e Rocha (2006) e Carvalho e França (2019). Partimos de uma pesquisa bibliográfica e documental que teve como fontes principais as legislações educacionais, cordel referente à temática e estudos sobre a historiografia que abordam o tema da questão racial articulados à literatura de cordel, por vias de análise do cordel "Vidas Negras Importam ou Não?", do poeta cordelista Jota Lima. A partir deste estudo, podemos compreender as possibilidades educativas do cordel na sala de aula de história, onde propomos um ensino igualitário e antirracista, que possa contribuir para o conhecimento e reconhecimento do povo negro, no contexto da sociedade brasileira e possibilitar a formação crítica e reflexiva do aluno, por meio da temática étnico-racial, no contexto do ensino de História na educação escolar.
Descrição:
VENANCIO, A. A. Educação étnico-racial nas práticas de ensino história a partir do cordel vidas negras importam. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.