UEPB - Repositório Digital

Educação étnico-racial nas práticas de ensino história a partir do cordel vidas negras importam

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Venâncio, Allana de Andrade
dc.date.accessioned 2023-07-23T23:19:42Z
dc.date.available 2023-07-23T23:19:42Z
dc.date.issued 2022-12-29
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29858
dc.description VENANCIO, A. A. Educação étnico-racial nas práticas de ensino história a partir do cordel vidas negras importam. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como proposta discutir sobre a literatura de cordel nas aulas de História, abordando a cultura afro-brasileira, na perspectiva de uma educação antirracista. O objetivo geral deste artigo é debater acerca da utilização do cordel, como forma de linguagem educativa. Nossa abordagem se centra nos estudos desenvolvidos por Meneses (2019), Barros (2010), Trindade e Rocha (2006) e Carvalho e França (2019). Partimos de uma pesquisa bibliográfica e documental que teve como fontes principais as legislações educacionais, cordel referente à temática e estudos sobre a historiografia que abordam o tema da questão racial articulados à literatura de cordel, por vias de análise do cordel "Vidas Negras Importam ou Não?", do poeta cordelista Jota Lima. A partir deste estudo, podemos compreender as possibilidades educativas do cordel na sala de aula de história, onde propomos um ensino igualitário e antirracista, que possa contribuir para o conhecimento e reconhecimento do povo negro, no contexto da sociedade brasileira e possibilitar a formação crítica e reflexiva do aluno, por meio da temática étnico-racial, no contexto do ensino de História na educação escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Cultura negra pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title Educação étnico-racial nas práticas de ensino história a partir do cordel vidas negras importam pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta