UEPB - Repositório Digital

Uma viagem pela cultura indígena: nas trilhas das brincadeiras, jogos e danças – um projeto realizado no estágio supervisionado IV

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Danilo Alves da
dc.date.accessioned 2023-07-27T14:05:58Z
dc.date.available 2023-07-27T14:05:58Z
dc.date.issued 2023-06-21
dc.identifier.other CDD 307.772
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29943
dc.description COSTA, Danilo Alves da. Uma viagem pela cultura indígena: nas trilhas das brincadeiras, jogos e danças - um projeto realizado no estágio supervisionado IV. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A temática da cultura indígena se configura como conteúdo a ser contextualizado no ambiente escolar, constituindo-se por um conhecimento que considera a diversidade cultural como algo presente nas instituições de ensino. As dança, brincadeiras e jogos dos povos tradicionais integram um grande repertório cultural físico os quais poderão viabilizar aos educandos um ambiente de socialização e aprendizado de respeito às diferenças sociais. O objetivo desse trabalho é relatar e discutir as experiências vivenciadas em um projeto pedagógico realizado durante o estágio supervisionado IV, que ocorreu em uma escola da rede privada em Pocinhos-PB. Tratou-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência e sua metodologia foi descritiva, analítica e reflexiva. O projeto teve 08 encontros que ocorreram a cada sexta-feira. Os participantes foram alunos do 4º ao 8º ano do fundamental. Os temas abordados foram documentários, pinturas e vivencias de danças, jogos e brincadeiras indígenas realizados a cada encontro. O projeto foi iniciado e logo nos primeiros encontros observei que, a maioria das crianças foram muito receptivas com a proposta do projeto, principalmente por essas temáticas serem tão pouco explorados na aulas de Educação Física. No final ficou evidente que as turmas obtiveram êxito na aquisição de novos conhecimentos, principalmente em relação a prática vivenciadas. Através desse projeto pedagógico, obtive uma atuação muito significativa, dada pelo retorno que tive dos alunos, dos pais, dos professores e da direção escolar, que segundo afirmaram que os resultados obtidos ao final foram muito satisfatórios, sendo o esperado. A finalização do projeto na escola foi muito importante principalmente pelos relatos dos alunos e pela mudança de percepção da visão que eles possuíam sobre os povos indígenas. Isso comprova que a inserção de projetos pedagógicos culturais indígenas nas aulas de Educação Física, a exemplo desse, pode proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer e valorizar a riqueza das culturas indígenas presentes no país, contribuindo para uma formação mais completa, consciente e humanizada dos estudantes, promovendo a cidadania e o respeito à diversidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Profª. Esp. Morgana Guedes Bezerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação física escolar pt_BR
dc.subject Pedagogia de projetos pt_BR
dc.subject Educação indígena pt_BR
dc.subject Povos tradicionais pt_BR
dc.title Uma viagem pela cultura indígena: nas trilhas das brincadeiras, jogos e danças – um projeto realizado no estágio supervisionado IV pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta