Resumo:
A utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no cenário educacional estão sendo eficazes, pois auxiliam nas práticas de salas de aulas dos professores, e servem como suporte no processo de ensino e aprendizagem dos alunos para superar algumas limitações presentes no contexto escolar, em particular, no ensino de física. Desse modo, as TIC, apresentaram-se como ferramentas importantes, por trazerem aplicações e diversas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem para a Física, como forma de auxiliar no processo educativo dos alunos no formato presencial ou remoto. Uma possibilidade de utilização e objeto desse trabalho, é o uso dos microcontroladores, através da plataforma Arduino. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta didática que fará o uso da experimentação numa turma do 2º ano do Ensino Médio, aplicando o conceito físico de Pêndulo simples, utilizando o Arduino e o software Excel. O experimento confeccionado é fruto de uma investigação como participante do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) da cota 2021/2022 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em que, foi desenvolvido a construção do kit experimental utilizado na pesquisa.
Descrição:
NEVES, José Edielson da Silva. Estudo do pêndulo simples: desenvolvimento de uma sequência de ensino utilizando o Arduino. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.