Resumo:
O estudo da Tabela Periódica (TP) é fundamental no ensino de Química na educação básica, visto que a TP é a base para outros conteúdos da Química, dessa forma, é essencial que os docentes procurem e façam uso de recursos pedagógicos alternativos na administração de suas aulas, para que as tornem mais atrativas e dinâmicas e gerem um ensino diversificado, para tanto, a ludicidade vêm como uma forte ferramenta pedagógica. Com o objetivo de identificar os recursos lúdicos utilizados como estratégia para o ensino do conteúdo TP, seu desenvolvimento, e avaliar se tais recursos favorecem o ensino-aprendizagem, foi realizada uma revisão integrativa de literatura na base de dados Revista Química Nova na Escola (QNEsc), com o propósito de condensar resultados obtidos através da busca por artigos científicos sobre o tema apresentado, assim, verificou-se os recursos utilizados pelos docentes em sala de aula e como tais recursos auxiliam no aprendizado dos estudantes. Pôde-se constatar que os recursos utilizados vão desde meios audiovisuais, computacionais, experimentais e jogos educativos prontos, até atividades em que os próprios educandos têm que construir o conteúdo a partir dos seus conhecimentos prévios, ainda constatou-se que o auxílio da ludicidade nos processos metodológicos é considerado eficaz na aprendizagem significativa dos estudantes. Concluiu-se assim, que a utilização da ludicidade em sala de aula, em suas várias formas, favorece a aprendizagem, e é um instrumento de grande importância para auxiliar os professores. Notou-se que estas atividades podem ser motivadoras e estimuladoras na aprendizagem, principalmente no ensino de Química.
Descrição:
SILVA, Arthur Rogerio da. O ensino da tabela periódica na educação básica com o auxílio de recursos pedagógicos da ludicidade: uma revisão integrativa no periódico Química Nova na Escola. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.