Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação de um jogo denominado Jogo da Velha da Potenciação e Radiciação durante as atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Sabemos que os jogos estão inseridos em nossas vidas desde muito cedo e podem transformar nosso desenvolvimento cognitivo. Assim, essa pesquisa é direcionada à
apresentar uma proposta de utilização dos jogos no ensino da matemática, na expectativa de desmistificar a ideia que os alunos possuem de que a matemática é uma disciplina muito difícil e impossível de ser aprendida e assim proporcionar uma aprendizagem agradável e prazerosa mostrando as aplicações dos conteúdos no cotidiano dos alunos. Para fundamentar nosso trabalho realizamos uma pesquisa
bibliográfica e uma intervenção pedagógica de cunho qualitativo em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, e diante disso, verificamos que através da utilização dos jogos houve uma interação maior e um aprendizado mais significativo. Por fim, destacamos que a utilização dos jogos não exclui as aulas ditas tradicionais e que através dos jogos o aluno passa de mero espectador para um aluno ativo, nos fazendo concluir
que a utilização dos jogos no ensino e na aprendizagem de matemática possui uma grande importância.
Descrição:
FERREIRA, Jucélia de Oliveira. Uma experiência com o uso do jogo da velha da potenciação e radiciação. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.