Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso, teve como objetivo geral verificar os desafios relacionados ao ensino da Matemática para alunos surdos, assim como também verificar a relação dos professores com os alunos e suas dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem. Por fim apresentamos algumas alternativas metodológicas que podem vir a auxiliar o professor e os alunos nesse processo. Iniciamos nosso trabalho apresentando um relato histórico da educação dos surdos no mundo, tendo como base a divisão da história utilizada por Karin Strobel (2009). Prosseguimos com a apresentação da ligação que o aluno surdo possuí com a Matemática e algumas dificuldades que os mesmos apresentam, também efetuamos a exposição de alguns sinais e símbolos em Libras que são utilizados na Matemática. Após isso apresentamos o contexto da Educação de Jovens e Adultos na ECI Audiocomunicação de Campina Grande, assim como também os dados obtidos por meio de uma entrevista efetuada junto ao professor de Matemática e alunos da instituição. Os dados obtidos foram animadores e ao mesmo tempo um alerta, apesar dos alunos demonstrarem gostar da disciplina de Matemática e o professor ter o empenho e o conhecimento necessário para a passagem dos conteúdos, notou-se que mesmo assim há grandes dificuldades que envolvem muito mais do que apenas o que é visto em sala de aula, influenciando na aprendizagem dos alunos. Por fim, visando auxiliar tanto o professor como o alunado, foi sugerido algumas alternativas metodológicas que viessem a ajudar todo esse processo.
Descrição:
CAVALCANTI, Mateus de Barros. Desafios enfrentados no ensino da Matemática para alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.