dc.contributor.author |
Vieira, Kecia Larissa Silva |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-03T11:50:35Z |
|
dc.date.available |
2023-08-03T11:50:35Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 152.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29994 |
|
dc.description |
VIEIRA, Kecia Larissa Silva. A contribuição da psicomotricidade para crianças com TEA nas escolas: uma revisão de literatura sistemática. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como um distúrbio neurológico, no qual possui características que são manifestadas ainda na infância. Um grande aliado para os avanços dessas crianças autistas é o uso da educação física, como a psicomotricidade. A psicomotricidade é uma área que integra aspectos cognitivos, emocionais e motores, utilizando o movimento como meio de expressão e aprendizado. Para crianças autistas, a psicomotricidade desempenha um papel importante ao promover o desenvolvimento motor, a integração sensorial, as habilidades sociais e a regulação emocional. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar as possíveis contribuições e os benefícios que a psicomotricidade proporciona para as crianças com TEA inseridas na escola por meio da educação física. O estudo se baseou através de uma revisão de literatura sistemática do tipo integrativa, observados em artigos científicos, revistas e livros, retirados do banco de dados virtuais do Google acadêmico. Os resultados da revisão bibliográfica mostraram que a psicomotricidade oferece uma variedade de benefícios para crianças autistas na escola. Ela auxilia no desenvolvimento motor, melhorando a coordenação, o equilíbrio e a destreza. Além disso, a estimulação sensorial controlada contribui para o processamento adequado das informações sensoriais, facilitando a interação com o ambiente escolar. Essa pesquisa destaca a importância de implementar estratégias de psicomotricidade nas escolas, fortalecendo a educação inclusiva e fornecendo suporte efetivo para o desenvolvimento de crianças autistas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Anny Sionara Moura Lima Dantas |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Psicomotricidade |
pt_BR |
dc.title |
A contribuição da psicomotricidade para crianças com TEA nas escolas: uma revisão de literatura sistemática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |