UEPB - Repositório Digital

A contribuição da psicomotricidade para crianças com TEA nas escolas: uma revisão de literatura sistemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vieira, Kecia Larissa Silva
dc.date.accessioned 2023-08-03T11:50:35Z
dc.date.available 2023-08-03T11:50:35Z
dc.date.issued 2023-06-20
dc.identifier.other CDD 152.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29994
dc.description VIEIRA, Kecia Larissa Silva. A contribuição da psicomotricidade para crianças com TEA nas escolas: uma revisão de literatura sistemática. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como um distúrbio neurológico, no qual possui características que são manifestadas ainda na infância. Um grande aliado para os avanços dessas crianças autistas é o uso da educação física, como a psicomotricidade. A psicomotricidade é uma área que integra aspectos cognitivos, emocionais e motores, utilizando o movimento como meio de expressão e aprendizado. Para crianças autistas, a psicomotricidade desempenha um papel importante ao promover o desenvolvimento motor, a integração sensorial, as habilidades sociais e a regulação emocional. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar as possíveis contribuições e os benefícios que a psicomotricidade proporciona para as crianças com TEA inseridas na escola por meio da educação física. O estudo se baseou através de uma revisão de literatura sistemática do tipo integrativa, observados em artigos científicos, revistas e livros, retirados do banco de dados virtuais do Google acadêmico. Os resultados da revisão bibliográfica mostraram que a psicomotricidade oferece uma variedade de benefícios para crianças autistas na escola. Ela auxilia no desenvolvimento motor, melhorando a coordenação, o equilíbrio e a destreza. Além disso, a estimulação sensorial controlada contribui para o processamento adequado das informações sensoriais, facilitando a interação com o ambiente escolar. Essa pesquisa destaca a importância de implementar estratégias de psicomotricidade nas escolas, fortalecendo a educação inclusiva e fornecendo suporte efetivo para o desenvolvimento de crianças autistas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Anny Sionara Moura Lima Dantas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.title A contribuição da psicomotricidade para crianças com TEA nas escolas: uma revisão de literatura sistemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta