dc.description.abstract |
Este estudo teve como objetivo geral, analisar o desenvolvimento motor de crianças do ensino fundamental I em uma escola pública em Campina Grande- PB e efetuar testes através do manual de avaliação motora de Rosa Neto (2002). Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, com abordagem quali-quantitativa. Para a avaliação motora, foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) em relação à motricidade fina, motricidade global, equilíbrio e esquema corporal. A amostra foi aleatória, retirada de quatro turmas do 5° ano, composta por 30 alunos de ambos os sexos, com idade de 10 anos. Em relação à motricidade fina, ficaram evidentes que 40,65% dos alunos temos o lado direito como predominante e determinado alunos não mantinham estabilidade no lado esquerdo com 22,88% e acabavam executando os deslocamentos com traços rápidos e sem orientação. No teste de equilíbrio, houve um pequeno déficit em relação ao desequilíbrio por parte dos meninos com média de tempo de 10 segundos em relação com as meninas que conseguiram ficar mais tempo com tempo médio de 20 segundos, tendo uma pequena diferença em relação a balanceios em que os meninos ficaram com média de execução de 16,67 segundos e as meninas com 16,66 segundos em não conseguir ficar por muito tempo em posição estático. Já na motricidade global, as execuções foram bem realizadas com certa 1/3 da amostra que acertaram cerca de 30% (n=10) dos alunos, enquanto que no esquema corporal ocorreu um resultado bastante satisfatório acarretando assim com a média de tempo de 99,11 segundos das meninas diferente dos meninos com 68,18 segundos. Foi possível observar que aptidão motora geral dos alunos dos alunos do 5° ano de uma escola municipal da cidade de Campina Grande – PB, foi baixa com classificação como inferior, caracterizando um déficit motor quando se trata em analise do quociente motor geral (QMG). |
pt_BR |