UEPB - Repositório Digital

Treinamento de força para crianças e adolescentes como meio de intervenção no desenvolvimento motor

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Sáskia Lira Valadares
dc.date.accessioned 2023-08-07T10:15:35Z
dc.date.available 2023-08-07T10:15:35Z
dc.date.issued 2023-06-30
dc.identifier.other CDD 613.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30015
dc.description LEITE, Sáskia Lira Valadares. Treinamento de força para crianças e adolescentes como meio de intervenção no desenvolvimento motor. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Numa sociedade onde o tempo de tela e o estilo de vida sedentário estão cada vez mais presente na vida das crianças e adolescentes, é de suma importância o cuidado com a saúde desde as primeiras etapas de vida, para um pleno desenvolvimento humano. Devido às fases do desenvolvimento humano, infância ( 0 a 12 anos ) e adolescência (12 a 18 anos), serem as fases mais relevantes para a sequência da vida de um ser, é ideal que possamos compreender tudo que o envolve, pois os aspectos biopsicossociais podem afetar a saúde destes de tal forma que impacte positivamente ou negativamente este processo evolutivo. Nos deteremos ao desenvolvimento motor através das práticas de atividades e ou exercícios físicos que utilizam da força para sua execução. A pesquisa é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa. Inicialmente, realizou-se uma busca na literatura relacionada ao tema treinamento de força para crianças e adolescentes como meio de intervenção no desenvolvimento motor, nas bases de dados: Pubmed, Periódicos CAPES e livros, por meio das palavras chaves: treinamento de força, desenvolvimento motor, crianças, adolescentes. Foram previamente escolhidos 121 estudos, aplicado os critérios de inclusão: ser artigo, tese, livro, anais de conferencias, revistas cientificas, ser em português ou inglês, os critérios de exclusão: relato de experiencia, e relato técnico, restando 71 trabalhos. Objetivou-se nesta pesquisa correlacionar a importância da força com as fases do desenvolvimento motor, compreender as fases do desenvolvimento motor, verificar quais são os estímulos necessários para cada intervalo de evolução motora e proporcionar atividades e exercícios para cada fase do desenvolvimento motor. Seguindo as diretrizes dos estudos analisados, foi possível verificar que o treinamento de força se evidencia como mais um tipo de prática física inclusiva, pelo fato segregar seus participantes por idade, peso, estrutura física, composição socioeconômica, não requer rebuscadas habilidade físicas e equipamentos, sendo segura e passível de ser realizada em diversos ambientes. Mesmo com todos esses benefícios, ainda há um preconceito forte entre pais e profissionais da saúde sobre o assunto. Se faz necessário que discutamos, publiquemos e apliquemos o treinamento de força para este público. O mercado para o segmento de personal kids está em exponencial crescimento, mas conta com a escassez de profissionais qualificados e dispostos a trabalhar com crianças e adolescentes. Como meio de intervenção para a fácil aplicabilidade do treinamento de força nos períodos etários citados, para pais e profissionais de educação física, foi proposto uma série de atividades lúdicas que trabalham a força para crianças e adolescentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dr. Andrei Guilherme Lopes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenvolvimento motor pt_BR
dc.subject Atividades físicas pt_BR
dc.subject Treinamento de força pt_BR
dc.title Treinamento de força para crianças e adolescentes como meio de intervenção no desenvolvimento motor pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta