UEPB - Repositório Digital

A formação docente em geografia no contexto do Programa Residência Pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Anjos, Nayllane Lima dos
dc.date.accessioned 2023-08-12T23:39:49Z
dc.date.available 2023-08-12T23:39:49Z
dc.date.issued 2022-07-29
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30042
dc.description ANJOS, N. L. A formação docente em geografia no contexto do Programa Residência Pedagógica. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica para formação profissional e construção da identidade docente dos residentes do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Buscou-se discutir as atividades propostas pelo programa e refletir a percepção dos residentes em torno das práticas desenvolvidas durante as duas edições do PRP que aconteceram respectivamente de 2018|2020 e 2020|2022. A relevância desse estudo se imprime nas contribuições científicas, teóricas e práticas, tanto para o cenário das escolas públicas, quanto para formação do professor de geografia. Osprocedimentos metodológicos caminharam à luz das pesquisas descritiva e exploratória apartir da abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado via google forms e disponibilizado aos voluntários por canais eletrônicos. Os resultados evidenciaram a necessidade de uma alfabetização tecnológica para os docentes nos cursos de licenciatura para que possam elaborar práticas de ensino que proporcionemo interesse e o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes. Cabe ressaltar as contribuições do programa como instrumento potente a partir de um ambiente colaborativo, onde pode delinear estratégias e servir de aprendizado para os futuros docentes em geografia. Nesse sentido, o programa PRP contribui de forma efetiva para aproximação entre teoria e prática, quando, propõe a vivência no espaço escolar, possibilitando troca de conhecimentos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title A formação docente em geografia no contexto do Programa Residência Pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta