dc.contributor.author |
Anjos, Nayllane Lima dos |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-12T23:39:49Z |
|
dc.date.available |
2023-08-12T23:39:49Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-29 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30042 |
|
dc.description |
ANJOS, N. L. A formação docente em geografia no contexto do Programa Residência Pedagógica. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as contribuições do Programa Residência
Pedagógica para formação profissional e construção da identidade docente dos residentes do
Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus
I. Buscou-se discutir as atividades propostas pelo programa e refletir a percepção dos
residentes em torno das práticas desenvolvidas durante as duas edições do PRP que
aconteceram respectivamente de 2018|2020 e 2020|2022. A relevância desse estudo se
imprime nas contribuições científicas, teóricas e práticas, tanto para o cenário das escolas
públicas, quanto para formação do professor de geografia. Osprocedimentos metodológicos
caminharam à luz das pesquisas descritiva e exploratória apartir da abordagem qualitativa. O
instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado via google forms e
disponibilizado aos voluntários por canais eletrônicos. Os resultados evidenciaram a
necessidade de uma alfabetização tecnológica para os docentes nos cursos de licenciatura
para que possam elaborar práticas de ensino que proporcionemo interesse e o pensamento
crítico e reflexivo dos estudantes. Cabe ressaltar as contribuições do programa como
instrumento potente a partir de um ambiente colaborativo, onde pode delinear estratégias e
servir de aprendizado para os futuros docentes em geografia. Nesse sentido, o programa
PRP contribui de forma efetiva para aproximação entre teoria e prática, quando, propõe a
vivência no espaço escolar, possibilitando troca de conhecimentos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Residência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.title |
A formação docente em geografia no contexto do Programa Residência Pedagógica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |