Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as contribuições do Programa Residência
Pedagógica para formação profissional e construção da identidade docente dos residentes do
Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus
I. Buscou-se discutir as atividades propostas pelo programa e refletir a percepção dos
residentes em torno das práticas desenvolvidas durante as duas edições do PRP que
aconteceram respectivamente de 2018|2020 e 2020|2022. A relevância desse estudo se
imprime nas contribuições científicas, teóricas e práticas, tanto para o cenário das escolas
públicas, quanto para formação do professor de geografia. Osprocedimentos metodológicos
caminharam à luz das pesquisas descritiva e exploratória apartir da abordagem qualitativa. O
instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado via google forms e
disponibilizado aos voluntários por canais eletrônicos. Os resultados evidenciaram a
necessidade de uma alfabetização tecnológica para os docentes nos cursos de licenciatura
para que possam elaborar práticas de ensino que proporcionemo interesse e o pensamento
crítico e reflexivo dos estudantes. Cabe ressaltar as contribuições do programa como
instrumento potente a partir de um ambiente colaborativo, onde pode delinear estratégias e
servir de aprendizado para os futuros docentes em geografia. Nesse sentido, o programa
PRP contribui de forma efetiva para aproximação entre teoria e prática, quando, propõe a
vivência no espaço escolar, possibilitando troca de conhecimentos.
Descrição:
ANJOS, N. L. A formação docente em geografia no contexto do Programa Residência Pedagógica. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.