UEPB - Repositório Digital

Experiência docente síncrona com uso do Simulador PhET na abordagem do conteúdo fracionamento de mistura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Tatiane Maria do
dc.date.accessioned 2023-08-16T10:48:10Z
dc.date.available 2023-08-16T10:48:10Z
dc.date.issued 2022-08-01
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30058
dc.description NASCIMENTO, Tatiane Maria do. Experiência docente síncrona com uso do simulador PhET na abordagem do conteúdo fracionamento de mistura. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract As aulas experimentais são utilizadas com o intuito de possibilitar um elo entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática encontrada no convívio social pelos alunos, tem a função de estimular a curiosidade e despertar o senso crítico dos estudantes. Com o início da pandemia, as aulas passaram a ser ministradas por meio das tecnologias digitais e os planejamentos escolares também precisaram passar por um processo de readequação para o ensino remoto emergencial, com o intuito de minimizar os prejuízos à aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi investigar a potencialidade da experimentação como ferramenta de ensino, na modalidade síncrona, utilizando o simulador PhET durante o conteúdo de fracionamento de separação de misturas. Os participantes da pesquisa foram os alunos da primeira série do ensino médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Francisca Martiniano da Rocha, no município de Lagoa Seca – PB, das classes de A a E, reunidos no mesmo instante através de um link disponibilizado pelo Google Meet. Para tal propósito, foi realizada a comparação de três métodos experimentais virtuais referente ao tema “separação de misturas” e ao final foi disponibilizado um questionário por meio da plataforma Google Forms para averiguar o nível de satisfação quanto à metodologia. Essa pesquisa se tratou de um estudo de caso tendo como instrumento de coleta de dados a observação e questionários. Foi verificado que os alunos apreciaram a proposta de experimentos expostas em vídeos, tanto aqueles que foram demonstrados e gravados em casa quanto aos experimentos prontos encontrados na plataforma do Youtube, e que estimaram menos da proposta do simulador virtual de experimentação. Como conclusão os alunos receberam bem a proposta pedagógica ao ponto de desejarem que as aulas práticas fossem utilizadas em outras ocasiões, com isso foi confirmado que a experimentação é uma ferramenta aliada ao processo de ensino e aprendizado mesmo durante as aulas síncronas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientação: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Recursos didáticos digitais pt_BR
dc.subject Simulador Virtual PhET pt_BR
dc.title Experiência docente síncrona com uso do Simulador PhET na abordagem do conteúdo fracionamento de mistura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta