UEPB - Repositório Digital

Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande - PROAFE: contribuições e percepções na formação dos licenciandos em Química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Marina Gonçalves da Silva
dc.date.accessioned 2023-08-23T10:59:00Z
dc.date.available 2023-08-23T10:59:00Z
dc.date.issued 2023-08-11
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30075
dc.description NASCIMENTO, Marina Gonçalves da Silva. Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande - PROAFE: contribuições e percepções na formação dos licenciandos em Química. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente percebe-se as mudanças no ensino tradicional, com a inserção das metodologias ativas, estas estimulam o aluno a construir seu próprio conhecimento de forma ativa e autônoma, enquanto o professor é apenas um mediador, que fornece a orientação para a formação acadêmica do discente. O referido estudo tem como finalidade avaliar as contribuições do Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande (PROAFE), a partir das percepções dos licenciandos que atuaram como monitores no projeto. O PROAFE foi desenvolvido em um espaço não formal de ensino o Museu Vivo da Ciência e Tecnologia Lynaldo Cavalcante, pelos licenciandos de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde empregaram nas suas vivências de ensino as metodologias ativas, as quais contribuem para um processo de ensino e aprendizagem significativo. A explanação deste trabalho foi construída por meio da investigação mediante as experiências vividas pelos licenciandos como docentes no referido programa. Emergindo da demanda de identificar sobre a formação inicial dos licenciados através da sua prática docente, com inserção de técnicas para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para efetivar a educação, foi promovida uma análise de dados fundamentada nas perspectivas dos monitores de forma quantitativa e qualitativa, através de um questionário elaborado e executado pela plataforma do Google Forms. Através das análises dos dados amostrais a pesquisa evidencia a conjuntura do programa através da experiência de integração dos licenciandos como docentes, destacando a importância e as ações positivas e negativas do programa para a capacitação curricular e formação inicial dos licenciandos, bem como os impactos provocados pelo cenário pandêmico na execução do programa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Nataline Cândido da Silva Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Espaço não formal de ensino pt_BR
dc.subject Formação inicial de professores pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande - PROAFE: contribuições e percepções na formação dos licenciandos em Química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta