UEPB - Repositório Digital

Contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento motor de crianças na educação infantil: uma revisão

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Augusto Dias Lima Brito, César
dc.date.accessioned 2023-08-24T18:00:05Z
dc.date.available 2023-08-24T18:00:05Z
dc.date.issued 2023-06-15
dc.identifier.other CDD 305.231
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30080
dc.description BRITO, César Augusto Dias Lima. Contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento motor de crianças na educação infantil: uma revisão. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A psicomotricidade desempenha um papel essencial no desenvolvimento motor das crianças na educação infantil, fornecendo contribuições significativas, onde através de atividades lúdicas e expressivas estimula a coordenação motora, o equilíbrio, a agilidade e a força das crianças. Além disso, promove o desenvolvimento cognitivo ao envolver a mente e o corpo em atividades integradas. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo compreender o papel da psicomotricidade e seus benefícios para o desenvolvimento motor de crianças na educação infantil. E, como objetivos específicos entender como a psicomotricidade favorece o desenvolvimento das habilidades motoras na educação infantil; e descrever como a participação do professor de educação física pode estimular o desenvolvimento psicomotor em crianças na educação infantil. A pesquisa foi do tipo exploratória de abordagem qualitativa, que se utilizou de uma revisão para o seu desenvolvimento. Foram selecionados 10 artigos e 5 livros relevantes para a pesquisa. Os resultados destacaram a importância da psicomotricidade como prática preventiva e educativa, que promove o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social das crianças. O professor de Educação Física desempenha um papel fundamental ao oferecer atividades lúdicas que estimulam as funções psicomotoras, como coordenação, o equilíbrio, a lateralidade, agilidade e força. A integração da psicomotricidade na educação infantil, com o apoio ativo do professor de Educação Física, contribui para um desenvolvimento pleno e harmonioso das crianças, preparando-as para uma vida saudável e bem-sucedida. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.subject Desenvolvimento motor pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento motor de crianças na educação infantil: uma revisão pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta