dc.description.abstract |
A psicomotricidade desempenha um papel essencial no desenvolvimento motor das crianças na educação infantil, fornecendo contribuições significativas, onde através de atividades lúdicas e expressivas estimula a coordenação motora, o equilíbrio, a agilidade e a força das crianças. Além disso, promove o desenvolvimento cognitivo ao envolver a mente e o corpo em atividades integradas. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo compreender o papel da psicomotricidade e seus benefícios para o desenvolvimento motor de crianças na educação infantil. E, como objetivos específicos entender como a psicomotricidade favorece o desenvolvimento das habilidades motoras na educação infantil; e descrever como a participação do professor de educação física pode estimular o desenvolvimento psicomotor em crianças na educação infantil. A pesquisa foi do tipo exploratória de abordagem qualitativa, que se utilizou de uma revisão para o seu desenvolvimento. Foram selecionados 10 artigos e 5 livros relevantes para a pesquisa. Os resultados destacaram a importância da psicomotricidade como prática preventiva e educativa, que promove o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social das crianças. O professor de Educação Física desempenha um papel fundamental ao oferecer atividades lúdicas que estimulam as funções psicomotoras, como coordenação, o equilíbrio, a lateralidade, agilidade e força. A integração da psicomotricidade na educação infantil, com o apoio ativo do professor de Educação Física, contribui para um desenvolvimento pleno e harmonioso das crianças, preparando-as para uma vida saudável e bem-sucedida. |
pt_BR |