Resumo:
O presente artigo tem por objetivo analisar a importância da formação continuada dos docentes sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e sua implementação nas práticas pedagógicas durante a pandemia da Covid-19. Para consecução deste objetivo, tivemos como objetivos específicos: identificar o estado de formação e experiência dos docentes em relação ao uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; apresentar as estratégias utilizadas no processo de ensino desenvolvido pela escola durante o período pandêmico; refletir sobre os desafios na relação docente-tecnologia antes e pós pandemia e sua relação com o processo de formação continuada dos docentes; identificar as dificuldades encontradas para implementação do Ensino Remoto e as possibilidades oferecidas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Como embasamento teórico, fundamenta-se em autores como Castells, Mercado (1999), Rios (2001), Nóvoa, Zabala, Pimenta (2002), Gil (2008), Kenski, Veiga (2009), Moran (2015) e Rocha (2020). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação, exploratória e descritiva na qual foi realizada pesquisa bibliográfica e levantamento de campo, a partir de um questionário aplicado aos professores de uma escola do interior do agreste paraibano. Com este estudo, constatou-se que a falta de formação referente ao uso da tecnologia é real e que durante o ensino remoto a inserção das tecnologias na prática pedagógica foi escassa, mesmo os docentes reconhecendo como algo necessário.
Descrição:
SILVA, Marcos Vinicius Clementino da. Formação continuada e o desafio da implementação de tecnologias no ensino remoto. 2023. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.