UEPB - Repositório Digital

Formação continuada e o desafio da implementação de tecnologias no ensino remoto

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Marcos Vinicius Clementino da
dc.date.accessioned 2023-08-25T16:28:59Z
dc.date.available 2023-08-25T16:28:59Z
dc.date.issued 2023-07-07
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30086
dc.description SILVA, Marcos Vinicius Clementino da. Formação continuada e o desafio da implementação de tecnologias no ensino remoto. 2023. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem por objetivo analisar a importância da formação continuada dos docentes sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e sua implementação nas práticas pedagógicas durante a pandemia da Covid-19. Para consecução deste objetivo, tivemos como objetivos específicos: identificar o estado de formação e experiência dos docentes em relação ao uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; apresentar as estratégias utilizadas no processo de ensino desenvolvido pela escola durante o período pandêmico; refletir sobre os desafios na relação docente-tecnologia antes e pós pandemia e sua relação com o processo de formação continuada dos docentes; identificar as dificuldades encontradas para implementação do Ensino Remoto e as possibilidades oferecidas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Como embasamento teórico, fundamenta-se em autores como Castells, Mercado (1999), Rios (2001), Nóvoa, Zabala, Pimenta (2002), Gil (2008), Kenski, Veiga (2009), Moran (2015) e Rocha (2020). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação, exploratória e descritiva na qual foi realizada pesquisa bibliográfica e levantamento de campo, a partir de um questionário aplicado aos professores de uma escola do interior do agreste paraibano. Com este estudo, constatou-se que a falta de formação referente ao uso da tecnologia é real e que durante o ensino remoto a inserção das tecnologias na prática pedagógica foi escassa, mesmo os docentes reconhecendo como algo necessário. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Taíses Araújo da Silva Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Tecnologia digitais da informação e comunicação (TDIC) pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.title Formação continuada e o desafio da implementação de tecnologias no ensino remoto pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta