Resumo:
Entende-se que o processo de ensino-aprendizagem não se restringe à transmissão de conteúdo e que há diferentes maneiras de ensinar-aprender, mediar a construção de conhecimentos. Essas diferentes formas de mediações têm por finalidade, além da compreensão dos conteúdos, suscitar nos discentes um pensamento crítico e a capacidade de observação da sua realidade para que dessa forma eles sejam capazes de atuar de maneira ativa no espaço que habitam. Assim sendo, o principal objetivo da pesquisa é contribuir para a construção do raciocínio geográfico a partir dos fundamentos da teoria das Inteligências Múltiplas em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Escritor Alceu do Amoroso Lima, Campina Grande – Paraíba. Realizada no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado e de natureza qualitativa, o presente trabalho utiliza procedimentos metodológicos apoiados na abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e na perspectiva da pesquisa exploratória. A partir dos resultados obtidos, verifica-se a importância de tornar as aulas de Geografia mais atrativas e inclusivas, considerando a singularidade dos alunos e desenvolvendo suas diversas habilidades.
Descrição:
GUIMARÃES, B. M .S. S. Construção do raciocínio geográfico a partir da utilização de recursos didáticos na perspectiva das inteligências múltiplas: uma experiência vivida a partir do estágio curricular supervisionado. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.