UEPB - Repositório Digital

Construção do raciocínio geográfico a partir da utilização de recursos didáticos na perspectiva das inteligências múltiplas: uma experiência vivida a partir do estágio curricular supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guimarães, Bruna Maria Silva Sousa
dc.date.accessioned 2023-08-30T20:18:37Z
dc.date.available 2023-08-30T20:18:37Z
dc.date.issued 2022-11-28
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30106
dc.description GUIMARÃES, B. M .S. S. Construção do raciocínio geográfico a partir da utilização de recursos didáticos na perspectiva das inteligências múltiplas: uma experiência vivida a partir do estágio curricular supervisionado. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Entende-se que o processo de ensino-aprendizagem não se restringe à transmissão de conteúdo e que há diferentes maneiras de ensinar-aprender, mediar a construção de conhecimentos. Essas diferentes formas de mediações têm por finalidade, além da compreensão dos conteúdos, suscitar nos discentes um pensamento crítico e a capacidade de observação da sua realidade para que dessa forma eles sejam capazes de atuar de maneira ativa no espaço que habitam. Assim sendo, o principal objetivo da pesquisa é contribuir para a construção do raciocínio geográfico a partir dos fundamentos da teoria das Inteligências Múltiplas em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Escritor Alceu do Amoroso Lima, Campina Grande – Paraíba. Realizada no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado e de natureza qualitativa, o presente trabalho utiliza procedimentos metodológicos apoiados na abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e na perspectiva da pesquisa exploratória. A partir dos resultados obtidos, verifica-se a importância de tornar as aulas de Geografia mais atrativas e inclusivas, considerando a singularidade dos alunos e desenvolvendo suas diversas habilidades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Nathália Rocha Morais pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Raciocínio geográfico pt_BR
dc.subject Inteligências múltiplas pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title Construção do raciocínio geográfico a partir da utilização de recursos didáticos na perspectiva das inteligências múltiplas: uma experiência vivida a partir do estágio curricular supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta