Resumo:
Este trabalho analisa o conceito e representação de funções através da resolução de problemas,
com um estudo de campo na Escola ECIT Advogado Nobel Vita em Coremas-PB. A pesquisa
envolveu alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, buscando
compreender seu desempenho em relação aos conceitos de função.
A revisão de literatura destacou a importância histórica da resolução de problemas no ensino
de matemática e seu papel no desenvolvimento do pensamento matemático avançado (TALL,
1991). A metodologia incluiu pesquisa de campo com questionários sobre situações cotidianas
relacionadas às funções.
Os resultados mostram que a resolução de problemas exige mediação do professor para uma
aprendizagem significativa, superando a abordagem tradicional baseada na memorização
(NOVAK, 1981). Observou-se aumento no engajamento e compreensão conceitual dos alunos
conforme se familiarizavam com essa abordagem.
A análise quantitativa revelou dificuldades dos alunos com o conceito de função,
independente do sexo. Predominaram respostas parcialmente adequadas, denotando
compreensão limitada (SILVA et al., 2021). Ressalta-se a necessidade de melhoria do ensino
para uma aprendizagem mais eficaz e significativa (ANDRADE, 1998).
“No trabalho de exploração de problemas, há um prazer e uma alegria em ir-se cada vez mais
longe, um ir cada vez mais profundo, um ir cada vez mais curioso” (ANDRADE, 1998, p.26).
Descrição:
FERREIRA. T. J. A. Conceito e representação de função através da resolução de problemas: o caso da ECIT Advogado Nobel Vita em Coremas-PB. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em
Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.