UEPB - Repositório Digital

Conceito e representação de função através da resolução de problemas: o caso da ECIT Advogado Nobel Vita em Coremas - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Thalys Junior Almeida
dc.date.accessioned 2023-11-14T17:36:36Z
dc.date.available 2023-11-14T17:36:36Z
dc.date.issued 2023-09-21
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30204
dc.description FERREIRA. T. J. A. Conceito e representação de função através da resolução de problemas: o caso da ECIT Advogado Nobel Vita em Coremas-PB. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisa o conceito e representação de funções através da resolução de problemas, com um estudo de campo na Escola ECIT Advogado Nobel Vita em Coremas-PB. A pesquisa envolveu alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, buscando compreender seu desempenho em relação aos conceitos de função. A revisão de literatura destacou a importância histórica da resolução de problemas no ensino de matemática e seu papel no desenvolvimento do pensamento matemático avançado (TALL, 1991). A metodologia incluiu pesquisa de campo com questionários sobre situações cotidianas relacionadas às funções. Os resultados mostram que a resolução de problemas exige mediação do professor para uma aprendizagem significativa, superando a abordagem tradicional baseada na memorização (NOVAK, 1981). Observou-se aumento no engajamento e compreensão conceitual dos alunos conforme se familiarizavam com essa abordagem. A análise quantitativa revelou dificuldades dos alunos com o conceito de função, independente do sexo. Predominaram respostas parcialmente adequadas, denotando compreensão limitada (SILVA et al., 2021). Ressalta-se a necessidade de melhoria do ensino para uma aprendizagem mais eficaz e significativa (ANDRADE, 1998). “No trabalho de exploração de problemas, há um prazer e uma alegria em ir-se cada vez mais longe, um ir cada vez mais profundo, um ir cada vez mais curioso” (ANDRADE, 1998, p.26). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Matemática pt_BR
dc.subject Funções pt_BR
dc.subject Representação da função pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.title Conceito e representação de função através da resolução de problemas: o caso da ECIT Advogado Nobel Vita em Coremas - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta