Resumo:
De acordo com as teorias motivacionais, as necessidades não satisfeitas motivam o indivíduo,
provoca uma tensão que o impulsionará em busca da satisfação pessoal. Então se tem na
motivação um aspecto de bastante relevância para a qualidade dos serviços públicos, o presente
estudo objetivou analisar as expectativas motivacionais e suas influências na realização pessoal
de servidores públicos que desempenham suas atividades na Secretaria Municipal de Educação
de um município do sertão paraibano. Para o desenvolvimento deste artigo, utilizou-se de uma
pesquisa bibliográfica e de campo sendo de caráter quali-quantitativa e descritiva, desenvolvida
através de um questionário embasado na teoria de Victor H. Vroom que possibilitou a análise
das expectativas motivacionais e suas influências em relação à prestação de serviços públicos.
Observou-se que o município em estudo atende as expectativas de motivação analisadas e que
os servidores acreditam ter o reconhecimento adequado da organização e da sociedade sob certa
medida, o cargo público atende as expectativas financeiras pessoais, sentem-se alinhados ao
cumprimento das tarefas e obrigações que lhe são de responsabilidade. As expectativas de auto
expressão associadas a liberdade que o colaborador tem de contribuir e expressar-se com
liberdade não acompanharam o desempenho das anteriores e devem ser uma questão a ser
melhor avaliada pela organização.
Descrição:
FARIAS, A. F. Expectativas motivacionais e Serviço Público: um estudo de caso em um município paraibano. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.