dc.contributor.author |
Ferreira, Rodolfo Alves |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-16T11:33:49Z |
|
dc.date.available |
2023-11-16T11:33:49Z |
|
dc.date.issued |
2023-05-25 |
|
dc.identifier.other |
CDD 796.42 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30216 |
|
dc.description |
FERREIRA, Rodolfo Alves. O ensino do atletismo à luz da abordagem crítico-emancipatória: O que dizem os periódicos?. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre a produção do conhecimento publicada em artigos científicos que tematizam o atletismo ancorado na abordagem crítico-emancipatória. Esta pesquisa caracteriza-se como um estado da arte ou estado do conhecimento de cunho descritivo e de abordagem qualitativa. Diante das análises dos 7 artigos selecionados, após leitura na íntegra, encontrou-se em todos os documentos uma forte argumentação sobre o ensino do atletismo ir além de uma pedagogia tradicional. Conclui-se que a inserção do atletismo na escola sob a luz da abordagem crítica-emancipatória tem sido estudada recentemente pelos pesquisadores e ao longo desses dez anos apresentou-se diversas alternativas, como a reflexão dessa prática corporal e o seu relacionamento com o mundo social, político, cultural e econômico dos alunos, o que possibilita o ensino e aprendizagem do atletismo sob a luz dessa abordagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Alison Pereira Batista. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Atletismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O ensino do atletismo à luz da abordagem crítico-emancipatória: O que dizem os periódicos? |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |