dc.contributor.author |
Braga, Auanny Silva |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-16T12:49:23Z |
|
dc.date.available |
2023-11-16T12:49:23Z |
|
dc.date.issued |
2023-09-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.358 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30235 |
|
dc.description |
BRAGA, Auanny Silva. A utilização da robótica educacional no ensino e aprendizagem da matemática. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Robótica Educacional é uma estratégia educacional inovadora que tem como objetivo principal ensinar conceitos de Matemática, ciências, tecnologia e engenharia. Ela é uma forma divertida e interativa para ensinar Matemática para crianças e jovens, por meio da construção, programação e manipulação de robôs. Este trabalho tem como objetivo investigar contribuições da Robótica Educacional para o ensino de Matemática, analisando a entrada desse recurso na educação, a viabilidade e dificuldades. Esse estudo tratou-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, explicativa com abordagem qualitativa. Dentre 16 artigos, selecionou-se 3 artigos para detalhar a utilização deste recurso. A Robótica Educacional é uma ferramenta pedagógica inovadora que pode ser utilizada para o ensino da Matemática. A manipulação de robôs ajuda os alunos a vivenciar e compreender conceitos matemáticos de uma forma diferente e criativa. É preciso investir na formação de professores, prover recursos adequados, superar limitações financeiras e tecnológicas e desenvolver estratégias de avaliação adequadas. A Robótica Educacional pode ser uma estratégia pedagógica interessante para auxiliar na melhoria do ensino de Matemática. O recurso permite que os alunos tenham uma experiência mais prática e divertida na compreensão de conceitos matemáticos abstratos. No entanto, sua implementação pode apresentar alguns desafios financeiros e pedagógicos, como a necessidade de capacitação dos professores e a sobrecarga do professor em acompanhar individualmente o progresso de cada aluno. Com esforço e planejamento adequados, a robótica pode se tornar uma ferramenta valiosa para promover o ensino e a aprendizagem da matemática de forma mais efetiva e engajadora. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profª Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
robótica educacional |
pt_BR |
dc.subject |
ensino e aprendizagem da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
estratégia educacional |
pt_BR |
dc.title |
A utilização da robótica educacional no ensino e aprendizagem da matemática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |