UEPB - Repositório Digital

A utilização da robótica educacional no ensino e aprendizagem da matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Braga, Auanny Silva
dc.date.accessioned 2023-11-16T12:49:23Z
dc.date.available 2023-11-16T12:49:23Z
dc.date.issued 2023-09-13
dc.identifier.other CDD 372.358
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30235
dc.description BRAGA, Auanny Silva. A utilização da robótica educacional no ensino e aprendizagem da matemática. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A Robótica Educacional é uma estratégia educacional inovadora que tem como objetivo principal ensinar conceitos de Matemática, ciências, tecnologia e engenharia. Ela é uma forma divertida e interativa para ensinar Matemática para crianças e jovens, por meio da construção, programação e manipulação de robôs. Este trabalho tem como objetivo investigar contribuições da Robótica Educacional para o ensino de Matemática, analisando a entrada desse recurso na educação, a viabilidade e dificuldades. Esse estudo tratou-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, explicativa com abordagem qualitativa. Dentre 16 artigos, selecionou-se 3 artigos para detalhar a utilização deste recurso. A Robótica Educacional é uma ferramenta pedagógica inovadora que pode ser utilizada para o ensino da Matemática. A manipulação de robôs ajuda os alunos a vivenciar e compreender conceitos matemáticos de uma forma diferente e criativa. É preciso investir na formação de professores, prover recursos adequados, superar limitações financeiras e tecnológicas e desenvolver estratégias de avaliação adequadas. A Robótica Educacional pode ser uma estratégia pedagógica interessante para auxiliar na melhoria do ensino de Matemática. O recurso permite que os alunos tenham uma experiência mais prática e divertida na compreensão de conceitos matemáticos abstratos. No entanto, sua implementação pode apresentar alguns desafios financeiros e pedagógicos, como a necessidade de capacitação dos professores e a sobrecarga do professor em acompanhar individualmente o progresso de cada aluno. Com esforço e planejamento adequados, a robótica pode se tornar uma ferramenta valiosa para promover o ensino e a aprendizagem da matemática de forma mais efetiva e engajadora. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject robótica educacional pt_BR
dc.subject ensino e aprendizagem da matemática pt_BR
dc.subject tecnologia educacional pt_BR
dc.subject estratégia educacional pt_BR
dc.title A utilização da robótica educacional no ensino e aprendizagem da matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta