Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como a temática do uso de jogos no
ensino de matemática é discutida nos anais do Encontro Nacional de Educação
Matemática (ENEM), tendo como objetivos específicos: compreender a importância
dos jogos no processo de ensino e aprendizagem; entender a relevância do ENEM
na promoção dos conhecimentos das atividades com jogos na sala de aula de
matemática. A presente pesquisa é classificada como qualitativa, ao se aprofundar
na compreensão de um grupo social ou de uma organização. Para alcançar os
objetivos propostos, a metodologia utilizada foi a bibliográfica, onde buscou-se na
literatura disponível o subsídio de argumentos sobre a importância do uso dos jogos
no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Dessa forma, a pesquisa
apresentou como resultados que o uso dos jogos em sala de aula e como processo
de ensino e aprendizagem vem crescendo no ENEM. A consequência deste
crescimento está na utilização dos jogos dentro da sala de aula, propiciando com o
desenvolvimento de habilidades dos alunos, possibilitando a construção do
conhecimento a partir de desafios que os jogos proporcionam.
Descrição:
ROCHA, Francisco De Assis Alyson. Jogos no ensino e aprendizagem de matemática: um olhar para os anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). 2023. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.