dc.contributor.author |
Caetano, Juliana Silva |
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dc.date.accessioned |
2023-11-16T13:09:33Z |
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dc.date.available |
2023-11-16T13:09:33Z |
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dc.date.issued |
2023-08-08 |
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dc.identifier.other |
CDD 613.704 2 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30246 |
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dc.description |
CAETANO, Juliana Silva. Impactos dos jogos eletrônicos no nível de atividade física de escolares. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os jogos eletrônicos têm se tornado uma das principais formas de diversão de
crianças e adolescentes e a sua prática excessiva pode acarretar em uma série
de impactos para o jogador, principalmente quando estão em idade escolar. Este
estudo trata-se de uma revisão de literatura que tem como objetivo identificar
quais os impactos que os jogos eletrônicos têm no nível de atividade física de
escolares. Para compor a amostra do estudo, foi realizada uma busca nas
plataformas eletrônicas ScIELO e Google Acadêmico a partir dos seguintes
descritores: Jogos eletrônicos e nível de atividade física, jogos eletrônicos e
obesidade, Jogos eletrônicos e escolares, isolados ou combinados publicados
de 2019 a 2013. Foram selecionados 10 artigos que tinham os descritores no
título, após a leitura na íntegra, utilizou-se 6 artigos para compor o estudo. Os
artigos estudados apontam que o uso dos jogos eletrônicos na rotina dos
escolares provoca impactos positivos quando usados de forma saudável e
negativos quando usados de forma exagerada. O nível de atividade física nos
escolares é claramente prejudicado quando ocorre o excesso do uso de jogos
eletrônicos colaborando para o surgimento do sedentarismo e as possíveis
doenças relacionadas a essa falta de atividade física como a obesidade, diabetes
e hipertensão. Sendo assim, os jogos eletrônicos somados aos jogos populares
podem ser vivenciados por escolares nas aulas de educação física e são uma
importante ferramenta para o professor utilizar como recurso didático e
pedagógico no desenvolvimento do sujeito perante a sociedade, uma vez que
possibilita discussões, relações sociais e a experiência da ludicidade, por meio
do lazer. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profª Drª Jozilma de Medeiros Gonzaga |
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dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação física escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Obesidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sedentarismo |
pt_BR |
dc.title |
Impactos dos jogos eletrônicos no nível de atividade física de escolares |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |