Resumo:
A educação vivencia nos dias atuais o ápice da inserção das tecnologias no contexto escolar. Mas, para que esse processo aconteça de forma eficaz é necessária uma melhor formação dos educadores. Para isso, se faz necessário a adaptação e inovação dos métodos de ensino para poder alcançar de forma atrativa os estudantes que possuem um alto domínio tecnológico, o que exige dos educadores uma maior proximidade com a cultura digital e suas ferramentas como meio de ensino. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a influência dos contextos formativos do professor de Matemática para promoção do ensino por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Para alcançamos o objetivo pretendido realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, aplicando um questionário a professores de Matemática. Contamos com a participação de vinte e um professores de Matemática da Educação Básica, da rede pública de ensino da Paraíba. A análise foi realizada fundamentada nos referenciais teóricos adotados e nas nossas interpretações sobre o tema. A partir da análise foi possível observarmos que os contextos formativos dos professores influenciam diretamente em suas metodologias de ensino e que estes nos últimos anos estão cada vez mais inserindo o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para a promoção do ensino. Vale salientar que a utilização desta ferramenta ainda é escassa devido à falta não só de formação, mas também de recursos nas escolas, principalmente públicas. É necessário que a evolução digital dentro da Educação Matemática e os impactos gerados nas metodologias de ensino sejam consideradas tanto no contexto de formação inicial como nas formações continuadas para que alcancem as salas de aulas promovendo aprendizagens.
Descrição:
OLIVEIRA, Alexandra Nascimento da Silva. Influência dos contextos formativos do professor de matemática para promoção do ensino por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação ou Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.